domingo, 6 de junho de 2010

Figurinhas da Copa propiciam aprendizado interessante





Por G1

Estamos em contagem regressiva para o início do maior campeonato de futebol existente – a Copa do Mundo. Esse é um dos momentos em que nosso país mais vibra. O fato de sermos campeões, considerados os melhores, respeitados e temidos ao mesmo tempo, deixa-nos muito orgulhosos.

Esse talvez seja o evento que mais faz aflorar o patriotismo do nosso povo, que com muita satisfação se veste de verde e amarelo.

E aqui estamos na expectativa de levarmos mais uma vez a taça para casa. Mas enquanto os jogos não iniciam, arrumamos um jeito de já irmos saboreando esse acontecimento. Como é o caso do álbum da copa, que tem sido "febre" entre crianças, adolescentes e adultos. Tendo até espaços reservados em alguns shoppings de São Paulo para a troca de figurinhas repetidas entre os colecionadores.

Para alguns isso pode parecer uma grande perda de tempo e dinheiro. No entanto, a atividade de colecionar figurinhas tem propiciado às crianças um aprendizado bem interessante. Por exemplo, todo colecionador necessita ter um método de organização. A criança terá de criar um jeito de fazer com que, diante de mais de 600 cromos, ela faça uma arrumação para colocá-los no lugar certo. Os adultos provavelmente usariam apenas a sequência numérica.

Para as crianças menores, lidar com números muito altos pode ser confuso. Arrumar as figurinhas de acordo com o país, observando camisa e símbolo, para elas é mais fácil. O que não significa ser simples. Fazer isso exige muita atenção e observação. Alguns times têm suas camisas muito parecidas umas com as outras, diferenciando-se por um pequeno detalhe.

Depois, é necessário encontrar seu espaço nas duas páginas reservadas a cada país. Para tanto, terá que ler o número do cromo e procurá-lo nessas páginas, exercitando a memória imediata e a sequência numérica. Ao colar a figurinha, a criança tem que usar da coordenação motora fina.

Patriotismo

Sem contar o conhecimento que ela vai adquirindo sobre os outros países. Podem surgir peguntas sobre o idioma de um país ou curiosidades como, por exemplo, se é longe ou perto do Brasil. Se houver possibilidade, pode ser usado um mapa para localizá-los. Sem, é claro, transformar a diversão em uma aula de geografia.

O aprendizado social se dá nos momentos de troca. É necessário abordar o amigo e fazer uma negociação, o que exige organização. O colecionador precisa saber as figurinhas que têm e as que estão faltando. Manter as repetidas para as trocas, em lugar separado e em bom estado, exige responsabilidade.

Algumas escolas têm permitido a permuta das figurinhas em determinados dias da semana. Assim, além de aproveitarem esse interessante material de aprendizado, evitam que as crianças levem o álbum escondido. Pois uma coisa é certa, elas não vão deixar de colecionar.

Além de tudo o que foi dito, esse exercício cultiva algo precioso: o sentimento de patriotismo, que faz o indivíduo sentir que pertence a um lugar e a um grupo de pessoas com algo em comum. E, é claro, de passarmos às nossas crianças a importância do futebol para a nossa nação.

Texto extraído do site:
http://www.cadaminuto.com.br/

1 comentários:

Norma disse...

Oi Carmem !eu comecei a colecionar, mas ainda não completei ..heheheheh mas depois da escalação oficial, ficou meio torto....faltam nomes...
Gostei do seu blog!
Bjs!
Norma

Postar um comentário

Que bom que você veio escrever na lousa de comentários.
Obrigada!