quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Lateralidade: a minoria dos canhotos




Em bebês com menos de um ano de idade a lateralidade não está definida e eles estendem alternadamente as mãos direita e esquerda para pegar e manipular objetos, não evidenciando preferência por nenhuma delas. A definição de qual mão será a predominante em geral se estabelece próximo aos três anos de idade, mas há um período variável durante o qual haverá alternância entre a direita e a esquerda.

A hereditariedade exerce um papel fundamental na definição da lateralidade predominante, mas outras influências também atuam na determinação se uma criança vai ser destra ou canhota. Em alguns países islâmicos e orientais, por razões religiosas ou culturais, as crianças são impedidas de desenvolverem atividades com a mão esquerda, o que era comum também no ocidente até quase a metade do século passado.

Quando não há interferência dos adultos no sentido de coibir o uso da mão esquerda, em torno de 8 a 10% das crianças desenvolvem a predominância lateral esquerda, o que significa que o lado do cérebro predominante é o oposto, ou seja, o direito (consequentemente, os destros têm o hemisfério cerebral esquerdo predominante).

Não está definido a causa desta diferença entre as crianças ou porque há uma ampla maioria de destros em relação aos canhotos, mas está definitivamente esclarecido que em relação a outros aspectos do desenvolvimento como inteligência, aprendizagem ou personalidade, não há nenhuma associação com a lateralidade.

Portanto, não há nada de errado com os canhotos. São apenas integrantes de uma minoria, cuja prática de utilizar a mão esquerda em suas atividades diárias não significa uma anormalidade que precise ser “corrigida”.

Algumas curiosidades sobre os o termo esquerdo e os canhotos:

Em várias línguas, o termo esquerdo é associado a aspectos negativos (em francês “gauche” também quer dizer desajeitado ou maldito; em espanhol “siniestro” significa também mau agouro; o “maldestro” do italiano também se refere a desengonçado e na Rússia “levaya stonorá” - lado esquerdo-, também vale para lado errado. Em português, bem, basta dizer que quem vai defender a justiça, faz o curso de direito.

Alguns canhotos famosos: Benjamin Franklin, Beethoven, Charles Chaplin, Goethe, Leonardo da Vinci e Picasso. O atual presidente dos EUA é canhoto.

A lateralidade esquerda é mais frequente no sexo masculino (estima-se que há o dobro de homens canhotos em relação às mulheres).

Canhotos se destacam em alguns esportes, como beisebol, natação e esgrima e quase 40% dos melhores tenistas profissionais são canhotos.

O Dia do Canhoto é dia 13 de agosto.


Fonte: Aprendendo a vida: Lateralidade: a minoria dos canhotos


1 comentários:

Regina Artes disse...

Olá amiga, adoro ta visitar e achar coisas tão gostosas de ler....não me canso de vir aqui...beijos!!!

Postar um comentário

Que bom que você veio escrever na lousa de comentários.
Obrigada!