quarta-feira, 7 de julho de 2010

O Brasil perdeu. E agora?



Não é fácil nem para adultos aceitarem uma derrota, imagine para as crianças. Mas é nesse momento que você pode ensinar o seu filho a lidar com sentimentos como tristeza e frustração

Seu filho estava todo empolgado com o dia do jogo do Brasil. Mal acordou e já vestiu a camisa, bandeira na mão e uma cornetinha para comemorar o gol. Assim que os jogadores entraram em campo, ele correu para frente da televisão e não quis perder nenhum lance. A expectativa foi grande, mas as coisas não foram bem dentro de campo, e o time adversário venceu o jogo. Nesse momento, a tristeza e a frustração são inevitáveis. Mas, ao contrário do que parece, esses sentimentos são positivos, sim, e auxiliam no desenvolvimento psicológico das crianças.

“Existe uma tendência de poupar as crianças em situações frustrantes, e isso só atrapalha o desenvolvimento”, diz Rita Calegari, psicóloga do hospital São Camilo. Portanto, aproveite o momento da derrota do time e converse bastante com ele e acalme-o se ele chorar. Explique que esse sentimento de tristeza é natural e passageiro, e faz parte. Vale até falar sobre como os próprios jogadores em campo encaram a situação. “Um atleta não deixa de jogar após tomar o gol, ele tem de continuar em campo enfrentando o adversário. E na vida é a mesma coisa”, diz Rita.

Mas atenção. Não vá transformar esse momento de diversão ao assistir um jogo em família em uma aula de bons valores. "Não precisa ficar tentando explicar tudo à criança antes para amenizar o impacto da derrota. Deixe que seu filho tome a iniciativa e faça perguntas se ele quiser", afirma a psicóloga.


Texto extraído do site:


0 comentários:

Postar um comentário

Que bom que você veio escrever na lousa de comentários.
Obrigada!