terça-feira, 27 de julho de 2010

Participação de avós em educação beneficia crianças





Por Michelle Vargas

Não é nenhuma novidade, nem nada que saia do senso comum. Mas trata-se, também, de uma verdade cientificamente comprovada: a participação dos avós na educação das crianças tem inúmeros benefícios e reflete-se no seu equilíbrio e bem-estar. Uma boa coisa a ser lembrada neste dia 26 de julho, Dia da Avó! Já deu um abração e um beijo gostoso na sua hoje?

Pesquisadores da Universidade de Oxford estudaram, em 2008, os efeitos da proximidade dos avós na vida dos netos e concluiu que essa relação é benéfica para as crianças e cada vez mais comum diante da atribulada rotina de trabalho dos pais.

A coordenadora do estudo, Ann Buchannan, declarou que o mais interessante foi identificar a ligação entre a presença dos avós e o bem-estar das crianças.

De acordo com estudo só proximidade não basta. Apenas os avós que participaram de verdade na educação é que provocaram um impacto positivo em seus netos

Para Renata Maransaldi, psicóloga e colaboradora do Instituto de Psiquiatria do hospital das Clínicas de São Paulo, é importante analisar cada caso, cada lar.

“Existem as avós que suprem o papel dos pais, seja pelo divórcio, seja pela rotina e tem aqueles que são os avós típicos: brincam, mimam, permitem que as crianças façam o que os pais não deixam”, explica.

A aposentada Beatriz Pinho, 80 anos, foi além. Ela educou seus dois filhos, cuidou de todos seus quatro netos e hoje ajuda a cuidar da bisneta, de um ano e meio.

“Claro que é sacrificante, mas tem suas recompensas. Cuido da minha bisneta porque minha neta mais velha mora sozinha, se divorciou e trabalha em outra cidade. Não tenho mais a mesma energia, mas faço pelo bem das duas”, afirma.

Divórcio

Os pesquisadores acompanharam mais de 1,5 mil crianças e adolescentes, de 11 a 16 anos, cujos avós substituíam os pais na realização de algumas tarefas diárias.

Eles observaram que os avós foram muito importantes ao ajudá-los a superar dificuldades do dia-a-dia, como implicância de colegas da escola, aconselhá-los sobre qual universidade escolher e planejar o futuro.

O estudo apontou também que os avós podem ajudar as crianças em épocas de separações dos pais. Elas os ajudam a superar traumas, como o divórcio, e trazem estabilidade a toda família.

Segundo Maransaldi o importante é que os avós saibam seu papel e não interfiram na educação dos pais. “Muitas avós se dispõem a ficar com os netos para que eles não fiquem aos cuidados de pessoas estranhas à família. Mas é necessário que essa relação seja estruturada , debatida com os pais também”, alerta a psicóloga.

Texto extraído do site:



 

0 comentários:

Postar um comentário

Que bom que você veio escrever na lousa de comentários.
Obrigada!